terça-feira, 13 de maio de 2014

ACESSIBILIDADE NOS COLETIVOS

Acessibilidade é a possibilidade e a condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, edificações e transportes da cidade. Toda frota de transporte urbano rodoviário de passageiros em Salvador deve atender normas de acessibilidade do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), que visam facilitar a utilização por pessoas de mobilidade reduzida como portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos.
Entretanto as maiores partes das empresas em Salvador estão com os ônibus coletivos irregulares, atrapalhando e tirando a facilidade do direito de ir e vir dessas pessoas. Muitas adaptações precisam ser feitas como, por exemplo, sistema de acesso para cadeirantes, acentos reservados para gestantes, idosos, portadores de deficiência em locomoção e local destinado para cães-guia. Os veículos devem ainda cumprir determinações referentes à sinalização na área interna dos ônibus para facilitar a identificação dos espaços reservados aos passageiros de mobilidade reduzida, tais como placas, adesivos e cores diferenciais nos equipamentos. Não devemos esquecer também da acessibilidade nas ruas para pessoas de mobilidade reduzida, pois é de bastante importância que sejam adaptadas para que possam usufruir dos benefícios necessários dentro dos coletivos.
As pessoas com deficiência, normalmente, encontram-se segregadas nas cidades, em segundo plano, pois suas necessidades não são consideradas a ponto de exercer reformas e adaptações dos espaços urbanos, tornando-os acessíveis a todos. Desta forma essas pessoas não se sentem motivadas a enfrentar as barreiras físicas e sociais existentes. Cabe à sociedade equiparar as oportunidades para que todas as pessoas sejam incluídas à vida social.

AUTORA: JANINE PASSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário